Programas de fidelidade tornam-se ajuda extra para contas de início de ano
Consumidores já podem usar pontos/milhas para pagar contas, comprar material escolar, viagens e até para o entretenimento das crianças nas férias.
Os programas de fidelidade estão em pleno crescimento no país. Crédito: Divulgação
Taxas, impostos, despesas de viagens e até a lista de material escolar são itens que costumam impactar bastante as finanças das famílias, em especial no início do ano. Com o avanço do mercado de fidelidade e a diversificação nas opções de resgate, a boa notícia é que os consumidores brasileiros estão contando com uma ajuda extra na missão de arcar com todas essas despesas.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), os programas de fidelidade estão em pleno crescimento no país, ultrapassando os 12 milhões de transações realizadas pelos participantes somente no segundo trimestre de 2025. “Esse interesse dos brasileiros tem levado, também, as empresas do setor a investirem, cada vez mais, em aumentar as possibilidades de resgates com pontos/milhas. Como resultado, hoje, já é possível trocar o saldo acumulado por uma infinidade de produtos e serviços, incluindo descontos direto no caixa, cashback e pix, direto na conta”, explica Paulo Curro, diretor executivo da ABEMF.
Cashback
Comprar um produto e ganhar parte do dinheiro de volta é uma possibilidade ofertada por diversos programas de fidelidade. Estar atento às ofertas e fazer uma breve pesquisa sempre que for realizar uma compra pode ajudar, e muito, os consumidores a garantirem esse retorno.
Pix
Há programas de fidelidade que entregam a possibilidade, inclusive, de transformar o saldo de pontos/milhas acumulados em pix, direto na conta bancária. Uma ajuda extra nas finanças, simples e fácil de usar.
Material Escolar
A compra desses produtos costuma “pesar no bolso” das famílias todo início de ano. A estimativa da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares é que, em 2025, esses materiais ficaram entre 5% e 9% mais caros na comparação com o ano anterior. Mas há diversos programas de fidelidade que oferecem a possibilidade de resgatar esses produtos apenas com o saldo de pontos/milhas acumulado.
Viagens
Além das tão desejadas passagens aéreas, que são destino de quase 80% dos pontos/milhas trocados em programas de fidelidade, segundo a ABEMF, há uma série de outras opções de resgate que podem ajudar a diminuir os gastos nas férias. Hospedagem, aluguel de carros, passeios e ingressos para parques e eventos são algumas delas.
A dica para quem não quer perder a chance de economizar, segundo o executivo da ABEMF, é estar atento às comunicações de ofertas dos programas dos quais participa. Além disso, é recomendável fazer uma pesquisa rápida quando for comprar algum produto ou planejar uma viagem ou passeio de férias.









