Empregos nos EUA crescem menos que o esperado em dezembro
Segundo analista, indicador de empregos vem fraco e reforça cautela sobre juros.
Sara Paixão. Foto: Divulgação
O Relatório Nacional de Emprego ADP, que mede a variação de empregos no setor privado dos Estados Unidos, surpreendeu negativamente o mercado em dezembro ao indicar a criação de 41 mil vagas, número inferior às 49 mil esperadas. A avaliação é da analista de Macroeconomia Sara Paixão, da InvestSmart XP.
O indicador é acompanhado de perto pelo Federal Reserve (Fed) e ganha relevância às vésperas da próxima decisão sobre a taxa básica de juros, prevista para este mês.
Indicador abaixo do esperado não altera cenário imediato de juros
Segundo Sara Paixão, mesmo com a leitura mais fraca do ADP, o mercado não projeta mudanças imediatas na política monetária norte-americana. “O ADP surpreendeu negativamente ao mostrar a criação de 41 mil vagas em dezembro, abaixo do esperado, mas, após três cortes consecutivos, a expectativa é de manutenção da taxa de juros.”
A analista destaca que a postura do Fed segue marcada pela cautela. “O comitê deve manter os juros inalterados para entender como a economia está reagindo ao atual patamar da taxa”, afirma.
Mercado projeta mais dois cortes de juros ao longo do ano
Apesar da expectativa de estabilidade no curto prazo, o mercado segue projetando novos cortes ao longo de 2026. De acordo com Sara Paixão, a previsão é de mais duas reduções na taxa básica, o que pode levar os juros dos Estados Unidos para a faixa entre 3% e 3,25%.
Ela também observa o comportamento da curva de juros. “A curva de juros americana opera em queda hoje, refletindo não apenas os dados econômicos, mas também questões geopolíticas que podem impactar o preço do petróleo.”









