/apidata/imgcache/c6815b5c82db5d4cfbba55beb5dced63.jpeg?banner=header&when=1769950939&who=339
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg?banner=top&when=1769950939&who=339

2026 terá 13 feriados bancários nacionais; veja quando as agências não abrem ao público

Um dos feriados cairá em um domingo, quando já não há atendimento presencial. Ano também terá dois dias com expediente bancário diferenciado.

Atualizado em 22/01/2026 às 10:01, por Assessoria de Imprensa.

Mão segurando uma caneta vermelha marca datas em uma página de calendário em formato vertical, onde várias datas aparecem destacadas com a palavra “Feriado” em vermelho.

O ano de 2026 terá 13 feriados bancários nacionais. Foto: ChatGPT/IA

O ano de 2026 terá 13 feriados bancários nacionais, datas em que não haverá expediente ao público nas agências bancárias em todo o país. Um desses feriados cairá em um domingo, quando normalmente já não há atendimento presencial.

O calendário segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que não considera dias úteis para fins de operações bancárias os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional.

O primeiro feriado bancário de 2026 ocorreu em 1º de janeiro, data da Confraternização Universal.

 

Expediente diferenciado na Quarta-Feira de Cinzas e no último dia do ano

Além dos feriados, o calendário bancário prevê dois dias com funcionamento diferenciado.

Na Quarta-Feira de Cinzas (18 de fevereiro), o início do atendimento ao público será a partir das 12h, no horário local, com encerramento no horário normal de fechamento das agências. Nas cidades onde as agências fecham antes das 15h, o início do expediente será antecipado para garantir, no mínimo, três horas de atendimento presencial.

Já em 31 de dezembro, último dia útil do ano, não haverá expediente ao público, como ocorre tradicionalmente. Nessa data, são permitidas apenas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação, como cheques e outros papéis.

Bancos recomendam uso de canais digitais

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como aplicativos e sites das instituições financeiras, para realizar transferências, pagamentos e demais serviços nos dias sem atendimento presencial.

Carnês e contas de consumo — como água, energia elétrica, telefone e internet — com vencimento em feriados ou no último dia útil do ano podem ser pagos sem acréscimo no próximo dia útil. Em geral, os tributos federais, estaduais e municipais já têm seus vencimentos ajustados ao calendário de feriados.

“O uso de aplicativos de celular dos bancos e da internet são as alternativas mais práticas e seguras para os clientes, pois oferecem quase todas as transações financeiras com a comodidade de acesso de qualquer lugar. Para quem tem alguma restrição ao uso dos canais digitais, ainda é possível utilizar os caixas eletrônicos nas áreas de autoatendimento das agências, que permanecem abertos mesmo durante os feriados”, afirma Ivo Mósca, diretor de Inovação, Produtos, Serviços e Segurança da Febraban.